PCS | Plataforma para o Crescimento Sustentável

Think tank que visa contribuir para a afirmação de um modelo de desenvolvimento sustentável, num quadro de ampla participação nacional e internacional

in english

desafio 1 - Cidadania, Democracia e Liberdade

Consagrar uma democracia mais participada e uma representação política mais responsabilizada

Num momento de crise económica e de crise de identidade, nacional e europeia, é fundamental estimular a participação cívica e assegurar um debate transparentee aberto sobre as escolhas políticas, evitando que a insatisfação se transforme em deriva antidemocrática.

Tem pois de encarar-se este verdadeiro problema, na perspetiva do desígnio assumido pela Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS) de levar a democracia mais longe, à luz do princípio por ela afirmado, na sua Carta Constitutiva, de que é da razão e do mérito que deve emergir o poder, que só com transparência pode ser exercido.

Participar é fazer parte de uma sociedade e tomar parte no desenvolvimento desta, segundo os princípios de que quem participa deve ser ouvido, deve estar informado e deve ter retorno quanto aos resultados do seu contributo. E isto é válido na relação dos cidadãos com os órgãos e agentes do sistema político (nacional, local e europeu), com as organizações e os movimentos cívicos, com os serviços públicos e com os seus interlocutores no mundo do trabalho.

No âmbito da reflexão amplamente participada que fundamenta o presente Relatório, a PCS perspetiva o essencial da regeneração do sistema político português em termos coerentes com a premência de uma maior participação cívica que aquela regeneração pressupõe e apresenta aqui os termos e os fundamentos da sua proposta para uma nova cultura política em Portugal.

Fá-lo à luz da ambição de uma sociedade em que os cidadãos são estimulados a participar de forma plena e ativa, proativa e reativa, na certeza de que através do seu envolvimento podem fazer a diferença, seja a que escala for.

E fá-lo também na convicção de que é possível avançar para novas posturas de representatividade, assegurando maior responsabilização e proximidade dos eleitos para com os eleitores, numa democracia mais exigente, mais participada, mais responsável e mais transparente, em que se reconheça e promova a responsabilidade e a influência das instituições intermédias no fortalecimento da sociedade civil, qual condição de liberdade desta.

Neste contexto, defendemos as seguintes orientações estratégicas e recomendações:

  • Promover a participação direta dos cidadãos na definição e aplicação das políticas públicas
  • Contribuir para uma sociedade liberal e estruturada a partir da autonomia individual responsável
  • Valorizar as instituições da sociedade civil e garantir as condições de liberdade e responsabilidade dos cidadãos
  • Institucionalizar novos mecanismos de participação cívica
  • Reforçar a relação entre os representantes políticos e os eleitores
  • Assegurar a transparência e escrutínio de quem exerce e como exerce funções públicas
continuar a ler

RELATÓRIO PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Consulte o "Relatório para o Crescimento Sustentável: uma visão pós-troika".

Download do Relatório (PDF 1.3Mb)

MAILING LIST

acompanhe as actividades da plataforma para o crescimento sustentável

Insira o seu nome.

Insira um email válido.

Obrigado por se registar.
Brevemente entraremos em contacto consigo.

Ocorreu um erro com o email introduzido. Por favor, tente novamente

carta constitutiva

Conheça a Carta Constitutiva da Plataforma para o Crescimento Sustentavel

Download da Brochura (PDF 1.4Mb) Versão Impressão (PDF 60Kb)