PCS | Plataforma para o Crescimento Sustentável

Think tank que visa contribuir para a afirmação de um modelo de desenvolvimento sustentável, num quadro de ampla participação nacional e internacional

in english

desafio 17 - Sustentabilidade

Assumir o mar como motor de desenvolvimento e de afirmação de Portugal no mundo

Entre a busca de uma solução para a pátria, relatada nos Lusíadas, e o desafio transcendente relatado na Mensagem de Fernando Pessoa – “O mito é o nada que é tudo” – nada nos marca mais como povo: o mar.

No entanto, Portugal, apesar da sua potencial mais-valia ditada pelo seu posicionamento geoestratégico e riqueza natural do mar nas suas diversas valências (biológico, energético, etc.), tem desperdiçado todo esse potencial, não o aproveitando ainda de forma convincente.

Muitos são os documentos orientadores que apontam os oceanos como recurso a explorar, gerador de valor para o desenvolvimento de uma economia sustentável.

A verdade é que, hoje, no mar, operam vários setores que, não só não dialogam entre si, como se isolam do país. O Estado mantém uma presença ineficiente, os custos fixos são elevados e impeditivos da reestruturação dos setores tradicionais e do desenvolvimento de novos setores. A legislação e a regulação são dispersas e desconexas, com processos de licenciamento longos e de resultado incerto. A investigação e inovação não demonstram evidências de impacto económico.

Mergulhado na crise e em busca de novos motores de desenvolvimento, Portugal tem que assumir a sua vantagem natural e potenciar o mar como parte da solução.

Como recurso natural, Portugal tem dos maiores números da UE, com a 11ª Zona Económica Exclusiva (ZEE) do mundo (de acordo com as áreas oficiais reconhecidas pela Comissão Europeia), por onde circula uma significativa parcela do comércio europeu. No consumo de produtos de pesca, o país tem os maiores índices da UE, com 56,5Kg de consumo per capita ano contra uma média da UE de 22,7kg/ano.

Ao nível do emprego gerado pelas atividades ligadas ao mar, os números são, internamente, expressivos, representando mais de 99 mil postos de trabalho, o equivalente a 2% da população activa.

No entanto, apesar destes indicadores revelados pela Comissão Europeia, o PIB do mar em Portugal representa apenas 2%. Por exemplo, no que respeita às pescas, considerando o elevado consumo de peixe per capita em Portugal mas a baixa capacidade de produção do país, necessitamos de importar 62%, do que consumimos, o que representava em 2010, de acordo com os dados divulgados pelo setor um défice comercial de 740 milhões de euros.

Uma nova abordagem impõe-se. Uma abordagem capaz de converter o nosso protagonismo natural em protagonismo económico. Uma abordagem multidisciplinar, capaz de introduzir o mar na investigação, na cultura, na biodiversidade e na conservação da natureza, na produção de pensamento estratégico para Portugal. Nada produz riqueza sem inovação, sem segurança e sem sustentabilidade económica, social e ambiental. 

É fundamental criar o enquadramento necessário à reinvenção dos subsetores tradicionais e ao aparecimento de novos subsetores, relacionados com o aproveitamento energético, a exploração de recursos minerais, ou a utilização da biotecnologia aplicada aos recursos marinhos. 

Nesse sentido defendemos as seguintes orientações estratégicas e recomendações:

  • Reorganizar, reestruturar e regular a economia do mar
  • Criar uma marca distintiva ancorada na aproximação dos portugueses ao mar
  • Reforçar o conhecimento, a ciência e tecnologia e as competências na área do mar
  • Estabelecer um novo modelo de financiamento e de governação do mar
  • Proteger os oceanos das consequências das alterações climáticas
continuar a ler

RELATÓRIO PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Consulte o "Relatório para o Crescimento Sustentável: uma visão pós-troika".

Download do Relatório (PDF 1.3Mb)

MAILING LIST

acompanhe as actividades da plataforma para o crescimento sustentável

Insira o seu nome.

Insira um email válido.

Obrigado por se registar.
Brevemente entraremos em contacto consigo.

Ocorreu um erro com o email introduzido. Por favor, tente novamente

carta constitutiva

Conheça a Carta Constitutiva da Plataforma para o Crescimento Sustentavel

Download da Brochura (PDF 1.4Mb) Versão Impressão (PDF 60Kb)