desafio 18 - Sustentabilidade
Estabelecer uma mobilidade verde e inteligente, assente num modelo empresarial eficiente Bem-estar
Sendo verdade que, no curto prazo, o setor dos transportes está focado em objetivos de viabilização económico-financeira e de eficiência operacional, não é menos verdade que, no médio e longo prazo, os objetivos serão de competitividade, sustentabilidade e de criação de riqueza e emprego para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e potenciar o crescimento da economia nacional.
Sabemos que o espaço urbano continuará a ser central para o crescimento e desenvolvimento da sociedade. No entanto, as deslocações pendulares estão a ser realizadas pelo automóvel com clara perda de quota de mercado do transporte público. Esta situação exige uma atuação coordenada e concertada entre várias políticas públicas nomeadamente, 0rdenamento do território, energia, clima e fiscalidade com o sistema de mobilidade.
Impõe-se uma visão estratégica integrada e consolidada de políticas públicas, de organização do mercado com racionalidade económica e financeira, geradora de oportunidades de negócio, que: integre e articule as capacidades e vocações específicas de cada modo de transporte potenciando a plataforma Ibérica; traga novos produtos e serviços que criem riqueza e contribuam decisivamente para o desenvolvimento sustentável de Portugal.
O combate às alterações climáticas terá necessariamente de envolver todos os setores da atividade. Ora, o setor do transportes tem uma especial responsabilidade na medida em que o seu consumo de energia 30 a 40% do consumo global de energia.
Queremos uma mobilidade verde para Portugal. Nesse sentido defendemos as seguintes orientações estratégicas e recomendações:
- Redefinir o modelo de governação do sistema de mobilidade
- Assegurar um menor envolvimento do Estado e um maior protagonismo dos privados
- Rever o modelo de financiamento da mobilidade
- Aumentar a utilização do transporte público
- Potenciar o desenvolvimento do transporte aéreo, carga e logística
- Valorizar o cluster científico e tecnológico da mobilidade
- Promover um sistema de “mobilidade verde”
Orientações Estratégicas
- Redefinir o modelo de governação do sistema de mobilidade, numa economia de mercado com maior regulação económica e técnica
- Assegurar um menor envolvimento do Estado e um maior protagonismo dos privados no sistema empresarial da mobilidade
- Rever o modelo de financiamento da mobilidade. Solucionar a dívida histórica das empresas de transportes. Assegurar a sustentabilidade das operações
- Aumentar a utilização do transporte público
- Potenciar o desenvolvimento do transporte aéreo, carga e logística
- Valorizar o cluster científico e tecnológico da mobilidade
- Promover um sistema de “mobilidade verde” que contribua para uma economia de baixo carbono