PCS | Plataforma para o Crescimento Sustentável

Think tank que visa contribuir para a afirmação de um modelo de desenvolvimento sustentável, num quadro de ampla participação nacional e internacional

in english

desafio 8 - Competitividade

Reformar o sistema fiscal, alinhando-o com os objetivos de valorização do trabalho, de criação de riqueza e de proteção dos recursos naturais

A fiscalidade tem um papel no crescimento. Esse papel é porventura menor do que lhe é atribuído no discurso político e académico. A Plataforma para o Crescimento Sustentável marca a diferença encarando a fiscalidade com realismo.

Os impostos são sempre uma fonte importantíssima de receita pública. Numa altura de crise, os constrangimentos orçamentais e políticos ditam uma política fiscal expansiva (menos benefícios, aumento da base, manutenção ou subida das taxas). É sobre este quadro político e social que vão ser elaboradas e apresentadas as nossas propostas e análise. O momento em que vivemos determina o quadro de possibilidade de ação política.

Daqui decorre a necessidade de melhoria da forma como são cobrados e geridos os impostos existentes, evitando que, para lá da transferência de riqueza entre o Estado e a sociedade que sempre representam, originem custos adicionais.

A política fiscal dos próximos tempos vai implicar também uma perda de protagonismo dos impostos em detrimento de figuras de fiscalidade bilateral (taxas e contribuições), [1] como forma de manutenção da prestação pública de serviços num quadro de escassez.

Por outro lado, vai ser marcada por um reforço da componente ambiental dos tributos e pelo advento de tributos europeus, ou seja tributos de génese europeia e destinados às necessidades orçamentais europeias.

O crescimento sustentável passará ainda pela utilização extremamente seletiva da política fiscal para o efetivo desenvolvimento económico comum, nomeadamente como instrumento da internacionalização da economia portuguesa, na europa e no mundo, com especial atenção ao espaço de língua portuguesa.

Neste contexto defendemos as seguintes orientações estratégicas e recomendações:

  • Concretizar uma reforma fiscal que potencie o crescimento sustentável
  • Fomentar a participação e transparência fiscais
  • Aumentar a eficácia na cobrança de tributos
  • Aumentar o nível de garantia dos direitos dos contribuintes
  • Intensificar a reflexão e ação influente de Portugal na política fiscal europeia 
  • e internacional


[1] A fiscalidade bilateral abrange figuras como as taxas e contribuições que oneram cidadãos e empresas que provocam ou aproveitam de um modo especial uma qualquer prestação pública (exemplos: as portagens rodoviárias, as propinas universitárias, as taxas nos hospitais).
continuar a ler

RELATÓRIO PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Consulte o "Relatório para o Crescimento Sustentável: uma visão pós-troika".

Download do Relatório (PDF 1.3Mb)

MAILING LIST

acompanhe as actividades da plataforma para o crescimento sustentável

Insira o seu nome.

Insira um email válido.

Obrigado por se registar.
Brevemente entraremos em contacto consigo.

Ocorreu um erro com o email introduzido. Por favor, tente novamente

carta constitutiva

Conheça a Carta Constitutiva da Plataforma para o Crescimento Sustentavel

Download da Brochura (PDF 1.4Mb) Versão Impressão (PDF 60Kb)