José Manuel Pinto Paixão
QUEM SOMOS > ORGÃOS SOCIAIS

Direção

Vice-Presidente

José Manuel Pinto Paixão

Professor Catedrático do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), tendo desempenhado diversas funções e cargos no âmbito académico.
 
Foi membro do grupo de trabalho que preparou o processo de fusão entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Técnica de Lisboa, consumado em Julho de 2013. Posteriormente, Presidiu ao júri de seleção dos projetos de criação dos primeiros Colégios Interdisciplinares da Universidade de Lisboa.
 
A sua área de especialização, tanto na investigação científica como no ensino, é a Investigação Operacional, especialmente devotada ao estudo e desenvolvimento de modelos de Otimização Combinatória aplicados à resolução de problemas da vida real. É autor de mais de uma centena de trabalhos científicos publicados em revistas e volumes, nacionais e internacionais.
 
Desde meados da década de 90 do século passado, tem dedicado particular atenção à gestão de I&D e inovação procurando contribuir ativamente para a valorização científica, social e económica do conhecimento produzido em ambiente universitário.
Por um curto período de tempo em 2003, exerceu o cargo de Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Ciência e do Ensino Superior no XV Governo de Portugal.