4a sessão - "Além da bazuca europeia: o papel do investimento privado no crescimento empresarial sustentável" (25/02/2021 - Zoom e Facebook)
Ciclo de Debates - Reconstruir, Reinventar, Reformar
4ª SESSÃO
“ALÉM DA BAZUCA EUROPEIA: O PAPEL DO FINANCIAMENTO PRIVADO NO CRESCIMENTO EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL”
25 de Fevereiro de 2021 – 17.00h
Enquadramento
Portugal vive um momento decisivo para as presentes e para as futuras gerações, e a PCS assume, tal como o fez no arranque do resgate económico-financeiro – momento que marcou a nossa fundação, em 2011, e que inspirou um amplo movimento em torno da nossa “Visão pós-troika” - a responsabilidade de contribuir para a investigação, o desenho e o debate de soluções que permitam libertar plenamente o potencial de crescimento sustentável de Portugal.
Precisamos de uma resposta que não se limite a restaurar os danos provocados pela crise pandémica mas que vá mais longe e enfrente os outros problemas estruturais que nos impedem de crescer há décadas, de que são exemplo a dívida muito elevada, o baixo investimento público e privado, a elevada dependência energética e alimentar, o elevado peso do Estado, a elevada carga fiscal, a crise demográfica, a baixa confiança na justiça, na política e nas instituições, as baixas qualificações, a reduzida mobilidade social e as gritantes desigualdades sociais e territoriais.
Precisamos de uma resposta que não supere apenas esta pandemia mas que seja capaz de, em simultâneo, enfrentar as outras crises globais, como as alterações climáticas, a extinção de biodiversidade e a crise migratória, e tirar partido das novas oportunidades associadas à economia verde e azul e à revolução industrial 4.0.
E precisamos de uma reposta que não limite a estratégia de recuperação económica e social apenas à corrida ao financiamento europeu, esquecendo o valor decisivo das reformas estruturais e dos mecanismos de atração de investimento privado e internacional.
Há vários caminhos para o crescimento, mas nem todos são sustentáveis. O que está em causa é a capacidade de liderar respostas que assegurem a sustentabilidade económica, social, financeira e ambiental do crescimento. A estratégia de crescimento terá de assentar em reformas estruturais, responsabilidade orçamental e investimento produtivo e seletivo. Sendo que, tal como temos defendido desde 2011, a construção dessa nova visão de crescimento sustentável envolve, necessariamente, novos conceitos, novas ruturas e novos compromissos.
Assim, no desenho da estratégia pós-Covid19 não nos podemos limitar a recomeçar: temos de começar de novo. Precisamos de Reconstruir, Reinventar e Reformar. Este é precisamente o mote do Ciclo de Debates da PCS que já envolveu 3 sessões:
- Como preparar a escola para a nova vaga tecnológica? (30/10/2020)
- Build back better – recomeçar ou começar de novo? (11/12/2020)
- A hora da verdade do multilateralismo (21/01/2021)
Sobre a 4ª sessão:
Nesta 4ª sessão debateremos os constrangimentos, as oportunidades e as reformas indispensáveis ao reforço do financiamento privado no crescimento empresarial sustentável.
Programa
17.00 – Abertura e moderação
- Jorge Moreira da Silva, presidente da Direção da PCS
17.05h – Mesa-redonda
- Clara Raposo, Dean, ISEG - Universidade de Lisboa
- Conceição Lucas, Sustainable Finance, Universidade Católica Portuguesa
- Firmino Morgado, Fund Manager, Man Group
- Marco Fernandes, Conselho Geral e de Supervisão, Portugal Ventures
- Pedro Reis, Head of Institutional Banking, Millennium BCP
- Filipa Franco, Diretora Euronext, membro da direção PCS
- Inês Domingos, Presidente International Affairs Network, membro da direção PCS
- João Moreira Rato, Chairman Banco CTT, membro da direção PCS
- Miguel Goulão, Presidente Assimagra, SG PCS
- Pedro Ortigão Correia, Partner Magnify Private Equity, membro da direção PCS
18.25h - Encerramento
- Francisco Pinto Balsemão, presidente do Conselho Consultivo da PCS
Veja aqui o video da sessão: https://youtu.be/XGDzjVWV-Z8