PCS | Plataforma para o Crescimento Sustentável

Think tank que visa contribuir para a afirmação de um modelo de desenvolvimento sustentável, num quadro de ampla participação nacional e internacional

in english

5a sessão - Os desafios da democracia na era do big data e da inteligência artificial (26/03/2021 - Zoom e Facebook)

Ciclo de Debates - Reconstruir, Reinventar, Reformar

5ª SESSÃO

 “OS DESAFIOS DA DEMOCRACIA NA ERA DO BIG DATA E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”

26 de Março de 2021 – 17.00h

 

Enquadramento

 

Portugal vive um momento decisivo para as presentes e para as futuras gerações, e a PCS assume, tal como o fez no arranque do resgate económico-financeiro – momento que marcou a nossa fundação, em 2011, e que inspirou um amplo movimento em torno da nossa “Visão pós-troika” - a responsabilidade de contribuir para a investigação, o desenho e o debate de soluções que permitam libertar plenamente o potencial de crescimento sustentável de Portugal.

 

Precisamos de uma resposta que não se limite a restaurar os danos provocados pela crise pandémica mas que vá mais longe e enfrente os outros problemas estruturais que nos impedem de crescer há décadas, de que são exemplo a dívida muito elevada, o baixo investimento público e privado, a elevada dependência energética e alimentar, o elevado peso do Estado, a elevada carga fiscal, a crise demográfica, a baixa confiança na justiça, na política e nas instituições, as baixas qualificações, a reduzida mobilidade social e as gritantes desigualdades sociais e territoriais.

 

Precisamos de uma resposta que não supere apenas esta pandemia mas que seja capaz de, em simultâneo, enfrentar as outras crises globais, como as alterações climáticas, a extinção de biodiversidade e a crise migratória, e tirar partido das novas oportunidades associadas à economia verde e azul e à revolução industrial 4.0.

 

E precisamos de uma reposta que não limite a estratégia de recuperação económica e social apenas à corrida ao financiamento europeu, esquecendo o valor decisivo das reformas estruturais e dos mecanismos de atração de investimento privado e internacional.

 

Há vários caminhos para o crescimento, mas nem todos são sustentáveis. O que está em causa é a capacidade de liderar respostas que assegurem a sustentabilidade económica, social, financeira e ambiental do crescimento. A estratégia de crescimento terá de assentar em reformas estruturais, responsabilidade orçamental e investimento produtivo e seletivo. Sendo que, tal como temos defendido desde 2011, a construção dessa nova visão de crescimento sustentável envolve, necessariamente, novos conceitos, novas ruturas e novos compromissos.

 

Assim, no desenho da estratégia pós-Covid19 não nos podemos limitar a recomeçar: temos de começar de novo. Precisamos de Reconstruir, Reinventar e Reformar. Este é precisamente o mote do Ciclo de Debates da PCS que já envolveu 4 sessões:

  • Como preparar a escola para a nova vaga tecnológica? (30/10/2020)
  • Build back better – recomeçar ou começar de novo? (11/12/2020)
  • A hora da verdade do multilateralismo (21/01/2021)
  • Além da bazuca europeia: o papel do financiamento privado no crescimento empresarial sustentável (25/02/2021)

 

Sobre a 5ª sessão:

 

Nesta 5ª sessão debateremos os desafios da democracia na era do big-data e da inteligência artificial.

Os progressos associados ao big data e à inteligência artificial têm vindo - nuns casos de forma visível, noutros de forma mais silenciosa – a operar enormes transformações na forma como trabalhamos, como nos relacionamos, como consumimos e como votamos.

Esta disrupção tecnológica abre novas perspetivas de superação de problemas ambientais e sociais e cria uma nova fileira de atividades económicas. Mas também coloca riscos nos planos do respeito pela dignidade da pessoa humana, do funcionamento da democracia e da igualdade de oportunidades.

Assim, nesta sessão queremos discutir, por um lado, as políticas públicas que fomentem os ganhos, nos planos económico e social, da inovação associada ao big data e à inteligência artificial e, por outro lado, os mecanismos de regulação do desenvolvimento e da utilização daquelas tecnologias, de forma a assegurar o respeito pelos direitos humanos e pelos valores democráticos.

 

Programa

 

17.00 – Abertura e moderação

  • Jorge Moreira da Silva, presidente da Direção da PCS

 

17.05h – Mesa-redonda

 

Oradores convidados:

  • Arlindo Oliveira, Presidente INESC
  • Maria Manuel Leitão Marques, Eurodeputada
  • Miguel Poiares Maduro, Professor UCP e EUI, Diretor do Fórum do Futuro FCG
  • Norberto Andrade, Global Policy Lead for Digital and AI Ethics, Facebook

 

Comentário PCS:

  • Katalin Gonczy, membro da direção PCS
  • Nuno Sampaio, membro da direção da PCS
  • Patrícia Salvação Barreto, membro da direção PCS

 

18.25h -  Encerramento

  • Francisco Pinto Balsemão, presidente do Conselho Consultivo da PCS

 

Veja aqui o video da sessão: https://youtu.be/ohBD2VrGATM