Mensagem da Presidente
Não há memória, na história da humanidade, de tão elevada taxa de mudanças, de tanta vulnerabilidade. Se a tecnologia eliminou as distâncias e desmaterializou as fronteiras, as alterações climáticas trazem a fusão do tempo presente com o tempo futuro. A humanidade do futuro, precisa da humanidade do presente!
O nosso projeto Alternativa Sustentável tem por missão contribuir para travar a tirania do presente sobre o futuro, apontando os caminhos para a responsabilidade intergeracional climática, financeira e tecnológica, num quadro de inclusão social e combate à pobreza.
O modelo existente tornou-se inapto para fazer face aos dois grandes desafios do futuro:
– as alterações climáticas que ameaçam o nosso futuro e exigem um novo modelo económico e social;
– a inteligência artificial que ameaça a nossa liberdade e democracia e exige uma nova regulação.
O presente e o futuro, a tecnologia boa e a tecnologia má, são o yin e yang do modelo que se procura.
Este é o projeto para o triénio que agora começa e que será marcado por várias iniciativas, conversas e encontros de forma a dinamizar o debate interno e externo da PCS.
Os Encontros Sustentáveis, conferencias anuais e presenciais, dedicadas aos temas estruturais em torno das alterações climáticas e da inteligência artificial;
As Conversas Sustentáveis, em formato online de conteúdo focado em temas mais setoriais e que serão dinamizadas por todos os associados, no decurso do respetivo trabalho de crowd thinking.
A Investigação e o projeto “Portugal@ODS2030”.
Ivone Rocha
Presidente da Plataforma para o Crescimento Sustentável