QUEM SOMOS > ORGÃOS SOCIAIS

Presidente Honorário

Jorge Moreira da Silva

Jorge Moreira da Silva, nasceu em 1971, é casado e tem 3 filhos.

 

Em Junho de 2023, após abandonar a Presidência da Plataforma para o Crescimento Sustentável para assumir o cargo de Subsecretário-Geral das Nações Unidas e Diretor do UNOPS, foi eleito Presidente Honorário da PCS por aclamação.

Foi Professor Catedrático Convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Professor Convidado no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po). Exerceu igualmente, desde Junho de 2022 até Abril de 2023, as funções de Senior Advisor da ONG Fourth Sector Group e de um consórcio de fundações internacionais, liderando o desenho de uma iniativa internacional de reforma de sistemas económicos em países em vias de desenvolvimento.

Exerceu, entre novembro de 2016 e abril de 2022, as funções de Diretor da Cooperação para o Desenvolvimento na OCDE, em Paris, liderando o Secretariado do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento, que reúne, desde 1960, os principais doadores internacionais, responsáveis por mais de 179 mil milhões de dólares de ajuda ao desenvolvimento e ajuda humanitária.

No plano cívico foi Presidente do think-tank Plataforma para o Crescimento Sustentavel (PCS), que fundou em 2011, Presidente do Conselho Consultivo do Business Council for Sustainable Development (BCSD-Portugal) e membro do Conselho de Escola do Instituto de Ciencias Sociais e Políticas (ISCSP). É, ainda, membro de Conselhos Consultivos de várias iniciativas internacionais: World Humanitarian Forum (UK); Finance in Common (França); Chefs 4 the Planet (França); Good Food Finance (Noruega); Fourth Sector Platform (Estados Unidos); Natural Capital, Carbon and Communities (Indonésia).

Foi: Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (2013 e 2015); Gestor do Programa Global de Financiamento à Energia e às Alteracões Climáticas no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), em Nova Iorque (2009 e 2012); Consultor do Presidente da República Cavaco Silva nas áreas da Ciência e Ambiente (2006 a 2009); Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território (2004-2005); Secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior (2003-2004); Deputado à Assembleia da República; e Deputado ao Parlamento Europeu (1999-2003), tendo sido o Relator Permanente para as alterações climáticas e o Relator da Diretiva que estabeleceu o Sistema Europeu de Comércio de Emissões de Gases com Efeito de Estufa aprovada em 2003.

No plano partidário foi: candidato (derrotado) à liderança nacional do PSD (2022); Primeiro Vice-Presidente do PSD (2010-2016); coordenador dos Ministros do Ambiente do PPE (2013-2015); Presidente da JSD (1995-98).

Coordenou mais de 500 relatórios e policy papers na OCDE e é autor dos livros “Genética Humana – a hora do legislador” (2002) e “Direito ao Futuro – por um mundo mais justo, verde, seguro” (2022).

É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (área de Energia) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com uma pós-graduação em Alta Direção de Empresas pela AESE/IESE Business School da Universidade de Navarra.

Foi distinguido, em 2009, com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República. Recebeu, em 2008, a Comenda de Mérito Civil pelo Rei de Espanha.